Cidasc vai seguir o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves
Conforme laudos emitidos na quinta-feira, 18 de abril, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), após monitoramento e novas análises, liberou o consumo e a comercialização de ostras no litoral catarinense. No entanto, permanece suspenso o consumo e a comercialização de moluscos bivalves (mexilhões), em Zimbros e Canto Grande, no município de Bombinhas, devido à detecção de níveis acima do limite previsto na legislação para a ficotoxina ácido ocadaico. A interdição temporária está em vigor desde o dia 28 de março de 2024.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A Cidasc prosseguirá com novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Os moluscos bivalves (ostras, mexilhões e coquiles) são filtradores e concentram as toxinas produzidas por fitoplânctons (ou microalgas) em seus tecidos.
O local de produção de moluscos bivalves suspenso será liberado pela Cidasc somente após dois resultados negativos consecutivos, que demonstram que os moluscos estão aptos para o consumo.