Medida integra novo programa do Governo do Estado que alia tecnologia e ação integrada para proteção nas unidades escolares
O Governo de Santa Catarina anunciou um importante avanço na segurança das instituições de ensino: todas as 1.038 escolas da rede estadual receberão câmeras de segurança, sensores de movimento e botão do pânico.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A ação faz parte de um programa estadual que visa transformar as escolas em ambientes mais seguros e acolhedores para estudantes, professores e colaboradores.
“Vamos chegar em todas as escolas. Estamos contratando mais de 10 mil câmeras. Os estudantes vão ter mais conforto com o ar-condicionado e mais segurança com os novos sistemas de vigilância”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Além dos equipamentos tecnológicos, as escolas já contam com iniciativas como o programa Escola Mais Segura, a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar, vigias terceirizados, e treinamentos com base em protocolos internacionais, como o FEL (Fugir, Esconder, Lutar) e o Protocolo Presente, adaptados pela Polícia Civil.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a escola deve ser um local de respeito, aprendizado e proteção. “A instalação das câmeras e do botão do pânico em todas as unidades é um passo decisivo para garantir isso.”
Segurança vai além dos muros escolares
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla: o programa Cidade Mais Segura, que vai levar o monitoramento inteligente a áreas estratégicas das cidades catarinenses. O objetivo é prevenir crimes e facilitar ações rápidas da segurança pública.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff, o sistema contará com inteligência artificial para detectar pessoas e veículos, reduzindo alarmes falsos e aumentando a eficiência da vigilância. As câmeras terão LED infravermelho, além de tecnologia para rastrear objetos específicos nas imagens.
Segundo o governo, a integração entre Educação, Segurança Pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica será fundamental para o sucesso do projeto.
Santa Catarina reforça, com essa ação, seu compromisso em proteger a comunidade escolar e ampliar a sensação de segurança nas cidades, utilizando tecnologia de ponta e atuação conjunta entre os órgãos públicos.