Com crescimento de 31%, estado soma 42 mil novos CNPJs impulsionados pelos setores de transportes, serviços e comércio
Santa Catarina registrou um marco inédito na geração de novos negócios no primeiro trimestre de 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Com saldo positivo de 42.453 novas empresas, o estado teve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor resultado desde o início da série histórica da Junta Comercial do Estado (Jucesc).
Crescimento impulsionado por setores estratégicos
O bom desempenho econômico catarinense no início do ano reflete o aquecimento de setores-chave como indústria, comércio e serviços. Segundo a Jucesc, o saldo positivo foi resultado da constituição de 83.541 empresas contra 41.088 extintas no período.
Os maiores destaques foram os setores de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 empresas, seguidos de atividades administrativas (5.298), comércio e reparação de veículos (5.242), construção civil (4.293) e indústria da transformação (4.075).
MEIs lideram abertura de novos negócios
A maioria das novas empresas abertas no estado são Microempreendedores Individuais (MEIs), que somaram 36.200 dos novos CNPJs no trimestre. As empresas limitadas tiveram saldo de 11.449, enquanto a modalidade de Empresário Individual, em queda, apresentou saldo negativo de 5.349.
Desburocratização estimula empreendedorismo
Com foco na agilidade e simplificação, a Jucesc tem implementado tecnologias como inteligência artificial para tornar o processo de abertura de empresas mais eficiente. Atualmente, o tempo médio para registro e legalização de uma nova empresa em Santa Catarina é de 48 horas.
Esse avanço é resultado do programa Simplifica SC, parte do SC Bem Mais Simples, que já atende mais de 150 municípios catarinenses. Com ele, empreendedores têm acesso a um sistema integrado que conecta os órgãos estaduais e prefeituras, reduzindo prazos e estimulando o ambiente de negócios.
A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço segue em tratativas com os municípios que ainda não aderiram à iniciativa, buscando ampliar o alcance do programa e garantir mais oportunidades, geração de renda e desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado.