A ação é coordenada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA-SC)
A iniciativa é considerada histórica pelo governo do Estado - Foto: Divulgação Santa Catarina passará a integrar oficialmente a educação ambiental na formação continuada dos professores da rede estadual a partir de 2026. A iniciativa é considerada histórica pelo governo do Estado e tem como objetivo consolidar a sustentabilidade como eixo estruturante da educação, envolvendo escolas, estudantes e comunidades.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação é coordenada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA-SC), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
A proposta prevê o uso de metodologias participativas, alinhadas à realidade de cada unidade escolar, aproximando os alunos de temas como gestão de resíduos, cultura oceânica e cuidado com o território.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá, a iniciativa vai além da transmissão de conteúdos. “A educação ambiental está diretamente relacionada à qualidade de vida. Como princípio orientador, a política se baseia na ideia de que a mente pensa, o coração entende e a mão executa. Para cuidar, é preciso conhecer; e, para agir, é preciso compreender a importância do meio ambiente para a vida presente e para o nosso futuro”, afirmou.