Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos entre sexta-feira (13) e domingo (15), com volumes que podem chegar a 150 mm em algumas regiões
A condição é provocada pela combinação de calor, umidade elevada e áreas de instabilidade - Foto: Reprodução A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial para temporais com chuva intensa e volumosa entre a tarde desta sexta-feira, 13 de fevereiro, e o domingo, 15 de fevereiro. A condição é provocada pela combinação de calor, umidade elevada e áreas de instabilidade que atuam sobre o estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, há previsão de temporais em todas as regiões catarinenses. Os fenômenos devem ocorrer de forma isolada, mas podem se tornar mais abrangentes em determinados pontos, elevando o risco para alagamentos e enxurradas, especialmente nas áreas em alerta máximo. Também há possibilidade de vendavais e queda de granizo de forma pontual.
No sábado à tarde, as instabilidades voltam a ganhar força, principalmente no interior do estado, incluindo as regiões do Grande Oeste e dos Planaltos. Nessas áreas, o risco é considerado moderado para alagamentos, destelhamentos e queda de galhos e árvores.
Já entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, a chuva deve ocorrer de forma persistente e intensa em cidades da Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Nesses locais, o risco é alto a muito alto para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos, conforme o volume acumulado, que pode atingir cerca de 150 milímetros, com pontos isolados superando esse índice.
Segundo a Defesa Civil, a intensidade e a distribuição da chuva podem variar de acordo com a formação de um sistema de baixa pressão no mar, o que pode alterar as áreas com maiores acumulados.
O órgão reforça a importância de acompanhar os avisos oficiais e orienta que, durante os temporais, a população busque abrigo em locais seguros, evite proximidade com árvores, postes e estruturas metálicas, além de nunca atravessar áreas alagadas ou pontes submersas.