Especialistas reforçam a importância dos exames regulares e da prevenção, principal foco da campanha Novembro Azul 2025
Entre 85% e 90% dos casos de câncer de próstata são esporádicos, sem origem hereditária - Foto: Ilustração Com o início do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, especialistas reforçam um dado animador: quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata pode ter até 98% de chances de cura. O alerta é do urologista Gilberto Laurino Almeida, supervisor de robótica do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o médico, o estágio da doença e o momento do tratamento são fatores decisivos. “No início, a chance de cura é alta. Já quando o diagnóstico vem em fase avançada, o resultado é diferente”, explica.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 71,7 mil novos casos de câncer de próstata em 2025. É o segundo tipo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2023, a doença causou mais de 17 mil mortes, o que representa 47 óbitos por dia no país.
Campanha reforça importância do cuidado contínuo
A Campanha Novembro Azul 2025 tem como principal mensagem a importância da prevenção e da atenção à saúde masculina. “Não é só sobre a próstata, é sobre viver mais e melhor”, ressalta Almeida. Ele destaca que muitos homens ainda evitam procurar o médico com regularidade, o que atrasa o diagnóstico e reduz as chances de cura.
Cirurgia robótica no SUS
Uma das principais novidades na área é a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô ao Sistema Único de Saúde (SUS), aprovada recentemente pelo Ministério da Saúde. O procedimento, considerado o mais moderno no tratamento da doença, oferece maior precisão e menor tempo de recuperação.
Apesar do avanço, Almeida destaca que o acesso ainda será limitado. “O desafio é que os hospitais públicos ainda não têm estrutura e robôs suficientes para atender toda a demanda. É uma tecnologia cara e que exige equipes treinadas”, explicou.
Diagnóstico é a chave
Entre 85% e 90% dos casos de câncer de próstata são esporádicos, sem origem hereditária. Por isso, o principal cuidado é a consulta anual com o urologista a partir dos 50 anos — ou dos 45, para quem tem histórico familiar.
“O homem que se cuida, vive mais. O câncer de próstata é uma doença altamente curável, desde que diagnosticada a tempo”, conclui o especialista.