***
Com o intuito de discutir a situação do setor leiteiro de Santa Catarina, tanto na produção quanto na comercialização de leite e derivados, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa realizou Audiência Pública na tarde da última sexta-feira, 11 de agosto, em Seara. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A reunião foi requerida pelo presidente da comissão de Agricultura, deputado Altair Silva (Progressistas) que mediou o debate. Estiveram presentes no encontro, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), e os deputados estaduais Marcos Vieira (PSDB), Neodi Saretta (PT), Fabiano da Luz (PT), Oscar Gutz (PL) e Massocco (PL). Centenas de pessoas da região estiveram presentes, entre eles lideranças e produtores de Xavantina, Itá e Arvoredo.
Durante o debate, foram ouvidas as entidades representativas dos produtores rurais, cooperativas, parlamentares e representação das indústrias. Foram apresentados dados atualizados sobre o forte impacto que as importações de leite dos países do Mercosul estão causando aos produtores de leite. Na ocasião, o prefeito de Seara, Edemilson apresentou dados sobre a atividade leiteira no município: 650 propriedades em atividade, 14 mil matrizes (vacas leiteiras) e produção de 50 milhões de litros de leite, por ano.
Solicitações e encaminhamentos
Na ocasião, os produtores solicitaram apoio das prefeituras e criticaram a carga tributária sobre insumos e equipamentos utilizados pela cadeia do leite.
O engenheiro agrônomo Airton Spies, que apresentou o cenário atual da cadeia leiteira durante o encontro, sugeriu a realização de compras governamentais do produto para doar à população mais carente, como forma de aumentar o consumo e absorver o excedente, e o aumento no crédito presumido do PIS e do Cofins.
Como encaminhamentos da Audiência Pública, foi decidido pela elaboração e envio de documentos aos governos estadual e federal reforçando a importância da aquisição de leite pelo Estado. A Audiência Pública foi gravada e pode ser assistida por meio do canal do Youtube da Alesc (acesse).