O monitoramento da safra 2024/25 contará com 40 boletins semanais
O primeiro boletim do monitoramento da cigarrinha-do-milho na safra 2024/25 em Santa Catarina traz uma boa notícia. Os principais patógenos do complexo do enfezamento (fitoplasma do enfezamento vermelho, espiroplasma do enfezamento pálido, vírus do raiado fino) não foram encontrados nesta primeira avaliação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Os testes feitos durante a primeira semana de monitoramento mostraram que apenas o vírus do mosaico estriado foi detectado em amostras de insetos”, explica Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo trabalho. “O vírus do mosaico estriado ainda é muito desconhecido nesse patossistema, ele foi recentemente associado na literatura à cigarrinha-do-milho”, aponta a pesquisadora. Ela relata que, talvez, esse vírus não tenha grande expressividade na questão de sintomas e perdas na planta, mas isso ainda depende de estudos.
O monitoramento da safra 2024/25 contará com 40 boletins semanais que vão detalhar a situação identificada em 60 lavouras de milho espalhadas pelo Estado. Este primeiro boletim relata a situação verificada ainda na entressafra.