Estudo foi desenvolvido pela Epagri em parceria com a equipe FieldCrops da UFSM
Cada hectare plantado com milho em Santa Catarina pode render, em média, 4,2 toneladas a mais do grão se o agricultor adotar melhorias no manejo. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Epagri em parceria com a equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produtividade média de milho registrada nos últimos anos no Estado é de apenas 6,9 toneladas por hectare.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A pesquisa concluiu que, com melhorias de manejo nos 246 mil hectares cultivados com milho para a produção de grãos em Santa Catarina, o Estado pode colher 1,04 milhão de toneladas a mais por ano.
A pesquisa foi conduzida durante as safras 2020/2021 e 2021/2022. Nesse período, os extensionistas da Epagri acompanharam 293 lavouras de milho em 42 municípios de Santa Catarina.
Eles levantaram dados sobre práticas de manejo, características do solo e produtividade das lavouras. Essas informações permitiram identificar, por meio de testes estatísticos, quais fatores de manejo diferenciam as lavouras de alta produtividade e as de baixa produtividade no Estado.