Reunião entre administração municipal, MP e representantes da Companhia está prevista para esta quinta-feira, 23
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) iniciou nesta semana o faturamento dos serviços de esgoto na cidade de Itá. Moradores de cinco bairros já contam com a coleta e o tratamento realizados pela Companhia desde junho, quando o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade entrou em operação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O início da cobrança foi notificado no mês anterior por meio das faturas de água. São contemplados nesta fase de implementação do SES cerca de 600 imóveis nos bairros São João e Floresta e partes dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul.
Segundo a Companhia, o valor do serviço será o mesmo praticado nos demais municípios integrados ao sistema CASAN, correspondendo a 100% do consumo da água. Se a conta vier R$50,00 para água, por exemplo, com os serviços de coleta e tratamento de esgoto será cobrado R$100,00.
A tabela tarifária da CASAN segue critérios e valores instituídos e autorizados pelas agências reguladoras estaduais e intermunicipais de serviços públicos e saneamento.
Indignação da população
Com a nova cobrança, por meio das redes sociais, moradores reclamam do aumento do valor na fatura. Muitas faturas chegaram a triplicar o valor em comparação com os os últimos meses.
Diante da situação, será realizado uma reunião nesta quinta-feira, 23 de novembro, às 14h, com representante da ARIS, gerente da CASAN regional, administração municipal, lideranças e Ministério Público, para discutir a questão.
Prefeitura se manifesta
Após repercussão, em seus canais oficiais, a prefeitura municipal emitiu uma nota explicativa sobre o fato. Veja:
"Em atenção aos questionamentos recebidos da comunidade Itaense acerca da inclusão da taxa de esgoto na fatura emitida pela CASAN, temos a esclarecer. A administração Municipal buscou junto a CASAN informações acerca dos fatos, sendo informada que, considerando a implantação da Nova Estação de Tratamento de Esgoto em alguns bairros do Município, a empresa está efetuando a cobrança de acordo com o consumo de cada unidade, o que ocasionará um aumento nas faturas mensais.Esclarece que a Nova Estação de Tratamento de Esgoto foi construída pela CASAN, em decorrência da necessidade de adequação observando a legislação ambiental, apontadas em Ação Civil Pública.Salientamos que as cobranças de água e esgoto, bem como sua administração competem exclusivamente a CASAN.Por fim, esclarecemos que o MUNICÍPIO DE ITÁ não está cobrando nenhuma taxa ou fatura relacionada ao serviço de coleta de esgoto ou similar".