A homenagem foi iniciativa do vereador Amauri Sartoretto, com aprovação dos demais vereadores
Na noite da última segunda-feira, 04 de novembro, durante sessão ordinária, os policiais militares e bombeiros que atenderam uma ocorrência de afogamento em outubro deste ano receberam uma moção de aplausos, por colocarem suas vidas em risco para salvar um jovem que havia se afogado nas águas da prainha de Itá.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A homenagem foi iniciativa do vereador Amauri Sartoretto, com aprovação dos demais vereadores. Os homenageados foram os policiais Cabo PM Joziel Antunes Ferreira e Cabo PM Fabrício Tiago Kirch e os bombeiros, João Luís Hillesheim da Silva, Juliano Luiz Rodrigues e Gilberto Kornfüher.
O ato foi prestigiado pelo Comandante da Polícia Militar de Itá, sargento Jucinei Fábio Zucchi, e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, sargento Evandro Ludvig.
O fato
Em um ato de bravura, por volta das 17h10, do dia 27 de outubro, na prainha de Itá, a guarnição da Polícia Militar, composta pelo Cabo Kirch e Cabo Joziel, empregada na Operação 360 Infinito, foi acionada pelo senhor Helinthon César dos Santos, segurança do ponto turístico, para deslocar, com urgência, até o referido endereço, onde estaria ocorrendo o afogamento de um cidadão.
Diante da informação, a guarnição, já em deslocamento, acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Itá. Ao chegar no local, deparam-se com uma situação de extremo desespero dos familiares e populares. Rapidamente, foram retirados todos os banhistas da água e procedeu-se ao isolamento da área.
Na sequência, verificou-se tratar-se de um jovem de 23 anos, o qual, segundo informações repassadas à guarnição, havia adentrado na água recentemente e nadado até próximo às boias de limitação da área de banho, momento em que submergiu na água por três vezes, sendo que, na terceira vez, não retornou à superfície.
Conforme relato de um parente da vítima, ele nadou e mergulhou no local do afogamento. Porém, tendo em vista a profundidade do lago e a escuridão da água, não conseguiu encontrá-lo.
Com a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, composta pelo soldado João Luiz Hillesheim da Silva e pelos bombeiros Gilberto Kornfuhrer e Juliano Luiz Rodrigues, as guarnições concluíram que era necessário adotar uma ação rápida, não havendo tempo hábil para aguardar a chegada dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros, uma vez que as guarnições do Corpo de Bombeiros desta cidade não são compostas por mergulhadores, os quais precisam ser deslocados de outro município.
Assim sendo, o Cabo Joziel o soldado Hillesheim e o bombeiro Gilberto adentraram na água em busca do jovem, logrando êxito em localizado há uma profundidade de 4 metros, distante, aproximadamente, 15 metros da margem do lago.
Enquanto isso, o Cabo Kirch e o bombeiro Juliano realizavam contato com o hospital e demais procedimentos, visando agilizar o atendimento médico de que a vítima tanto necessitava. Frente à rápida ação das forças, foi possível localizar o jovem e retirá-lo da água. Contudo, a vítima não apresentava sinais vitais.
Realizados os primeiros socorros no local, a vítima foi encaminhada ao Hospital São Pedro, onde a equipe médica já o aguardava. Iniciou-se o protocolo de atendimento médico, as guarnições PM e BM permaneceram no local auxiliando a equipe médica na reanimação Cardio Pulmonar até o momento em que o médico atestou sinal vital (Pulso Central) e solicitou a interrupção da massagem.
Ao agirem com rapidez e com profundo senso de humanidade, os policias, assim como os bombeiros, demonstraram coragem e colocaram em risco suas próprias vidas, na tentativa e bem sucedida empreitada de retirar das águas a vitima de afogamento. Infelizmente, no dia seguinte, a vítima não resistiu e veio a óbito.