Encontro ocorreu na quinta-feira, 20 de junho
Representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) estiveram na sede da Câmara de Vereadores, na noite de quinta-feira, 20 de junho. A reunião contou com representantes da comunidade para debater e esclarecer dúvidas sobre o serviço.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante o encontro, a assistente social Eliane Ferreira apresentou o trabalho de orientação que vem sendo feito com os moradores já contemplados pelo sistema e aqueles que devem receber a infraestrutura até o primeiro semestre de 2025, quando as obras devem ser finalizadas.
O chefe de Agência da Casan em Itá, Edson Comin, destacou sobre o sistema e o tratamento através da moderna Estação implantada no Município e enfatizou a necessidade de evitar a conexão direta do esgoto das pias sem passar pelas caixas de gordura. Comin também alertou contra o descarte de resíduos sólidos na rede e a separação entre as redes pluvial e de esgoto. “Foi um momento muito importante com as nossas lideranças para esclarecer o funcionamento do sistema e que a Companhia está fazendo um investimento necessário para o futuro”, explica o chefe de agência.
Os representantes da companhia de Itá se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre a correta conexão ao sistema.
Como fazer a conexão
O trabalho de conexão pode ser executado em locais que já foram autorizados pela CASAN, por meio de aviso na fatura. A ligação pode ser feita pelo próprio morador ou por um profissional pedreiro, que deve buscar conhecimento e informações junto à CASAN. A Companhia reitera que após a finalização das obras haverá fiscalização nos imóveis para assegurar a adequação ao sistema, conforme as exigências legais. A Agência de Itá está localizada na Avenida Tancredo Neves, Sala 22, no Centro da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.
O SES Itá está em operação há um ano, atendendo aos bairros São João e Floresta e em parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A previsão é ampliar gradualmente as conexões nos próximos meses, visando atingir 70% da capacidade de operação da Estação de Tratamento. Com a expansão, o atendimento dos três últimos bairros citados será praticamente finalizado e as localidades de Pioneiros (100% do bairro), Mirante (90%) e Palmeiras (80%) também farão parte do Sistema.