Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
24 °C
7 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Tarcísio sinaliza para a direita bolsonarista

Por Cláudio Prisco Paraíso
15/05/2025 - 08h14

Bem ao seu estilo, ponderado, articulado e inteligente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez uma declaração importante durante evento em Nova Iorque, esta semana.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Segundo ele, “não existe direita sem Bolsonaro.” Na coluna de ontem, abordamos o avanço das negociações para que se forme outra grande federação partidária no país, com o MDB e o Republicanos.

Este último é justamente o partido de Tarcísio. E os próprios emedebistas já admitem a possibilidade de o 10, número que representa o Republicanos, estar na cabeça nacional.

O blogueiro avalia que tal possibilidade, a esta altura do campeonato, é remota, mas não totalmente impossível. Isso porque Bolsonaro está, e tudo indica que continuará inelegível e a direita não tem outro nome com capacidade de derrotar Lula em 2026.

Pelo menos no cenário de momento.

Envergadura

Ronaldo Caiado, do União Brasil (agora federado com o PP) é um homem preparado, mas vem de um estado de médio porte e é desconhecido da maioria do eleitorado brasileiro.

Perfil de vice Romeu Zema, do Novo, foi muito bem reeleito em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, mas também ainda não tem envergadura para um embate contra o atual inquilino do Planalto.

Caminho

Evidentemente, Tarcísio de Freitas tem uma reeleição bem encaminhada no maior e mais importante estado do país.

Abrindo mão

Contexto que dificulta um voo nacional. Ele certamente está raciocinando que, uma vez reeleito em São Paulo, será uma opção ainda mais forte e natural em 2030, quando não haverá mais Lula da Silva no páreo.

Muita calma

A manifestação de Tarcísio, enaltecendo Jair Bolsonaro, foi vista como uma resposta ao ex-presidente Michel Temer, histórico do MDB, partido que representa a outra ponta da federação que está nascendo.

Fator local

Temer é de São Paulo, muito experiente e certamente gostaria de ver sua federação na proa do país novamente. E uma eventual renúncia do atual governador paulista poderia abrir caminho para Ricardo Nunes, do MDB, também já figurando em pesquisas para o governo paulista, ter possibilidades reais de deixar a prefeitura e sonhar em se tornar governador paulista.

Ódio mortal

Não custa lembrar, ainda, que o PT odeia Temer, acusado pelos lulofanáticos de tramar a queda de Dilma Rousseff.

Recado

Por falar em PT, na Big Apple, o governador paulista deu uma alfinetada, com classe, claro, na gestão federal.

Cautela

Declarou que os investidores estrangeiros querem vir para o Brasil, mas estão cautelosos frente às incertezas econômicas e fiscais, uma das marcas do petismo nacional.

Assertiva

Em tempo: Temer tem razão ao afirmar que os governadores de direita deveriam se unir em torno de uma candidatura única para combater o lulopetismo.

Musculatura

Evidentemente, nas entrelinhas, o ex-presidente apontou para Tarcísio de Freitas, que tem números já consistentes nas pesquisas presidenciais, com vantagem sobre Lula e qualquer outro nome.

De direita ou de esquerda.

Avançam conversas entre MDB e Republicanos

Por Cláudio Prisco Paraíso
14/05/2025 - 08h00

A federação já firmada entre o União Brasil e o PP, que formou o maior partido da Câmara, com 109 deputados, mexeu no tabuleiro político nacional. 

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

E fará com que novas uniões partidárias ocorram já com vistas a 2026. É o instinto de sobrevivência dos políticos e suas legendas. 

Após o anúncio do casamento de PP e União Brasil, o MDB e o Republicanos colocaram o pé no acelerador e estão bem próximos de acertar os ponteiros. 

Cada sigla conta com 44 deputados federais. Unidos, terão 88 vagas no Legislativo Federal, um número pra lá de expressivo. 

Na mídia nacional, chegou a se especular que  o Republicanos, do governador paulista Tarcísio de Freitas, debateu a possibilidade de fazer parte da super federação entre UB e PP. Também avaliaram unir-se ao Podemos e ao PSDB, outras duas legendas que devem se federar. 

Mas, os sinais são cada vez mais claros na direção de uma união entre MDB e Republicanos. 

Reflexos

Evidentemente, esta nova federação terá reflexos também nos estados. Em Santa Catarina, o MDB é muito maior do que o Republicanos, partido que tem dois deputados: um federal e um estadual. 
Traz, no entanto, o apoio da Igreja Universal, o que interessa aos emedebistas, que não costumam penetrar neste segmento do eleitorado. 

Proa

Pela força do MDB, é muito provável que o Manda Brasa vá pilotar a federação no estado, caso ela se concretize no âmbito nacional. 

Alinhamento

Os discursos das principais líderes do MDB, de norte a sul, estão em sintonia: a federação é necessária por uma questão de sobrevivência. Simples assim. 

Fator Tarcísio

Há outra perspectiva, ainda que remota, no horizonte. O governador paulista será cada vez mais estimulado a disputar a Presidência da República. É o único nome consistente da direita ante a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. 

E administra a locomotiva brasileira, o estado de São Paulo, fazendo uma gestão de ponta e destacando-se, também, por ser  mais ponderado e moderado do que Bolsonaro. 

Costuras

A federação MDB e Republicanos começou a ganhar corpo no mês passado depois de um encontro entre os presidentes Baleia Rossi e Marcos Pereira. A ideia agradou as mais diversas alas do emedebismo justamente porque o partido vem perdendo protagonismo, embora ainda seja muito capilarizado, organizado e forte. 

Elogios

O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, tem recebido elogios por organizar encontros com lideranças regionais em Florianópolis todas as segundas à noite. 

É uma forma de unir o partido e unificar o discurso. Mas tem gente que não está nem aí para o MDB. É o caso do deputado federal Rafael Pezenti, que não aparece nos eventos, ignorando olimpicamente o  Manda Brasa.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR