Nome praticamente certo para uma das duas vagas para candidaturas ao Senado na chapa do governador Jorginho Mello no próximo ano, a deputada federal Carol De Toni, correligionária liberal de Jorginho, recebeu um apoio importante durante o evento Santa Catarina Levada a Sério em Xanxerê e Concórdia, esta semana.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A região Oeste é a base da parlamentar. Ela tem domicílio eleitoral em Chapecó.
O movimento do Republicanos é emblemático. Senão, vejamos. O partido é presidido no estado pelo deputado federal Jorge Goetten, que saiu do PL em função de seus posicionamentos em votações pró-governo federal. Dali, ele migrou para o Republicanos, assumindo a presidência da legenda.
A articulação teve as digitais do governador de Santa Catarina. Até pela sua proximidade com o principal nome do Republicanos no país, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A declaração de Goetten tem evidentemente o aval de Jorginho Mello. Não custa lembrar que o vice-presidente estadual do partido é o irmão do governador, Juca Mello.
Ou seja, o recado é claro: Jorginho quer Carol em uma das vagas, aquela que será destinada ao PL.
Torcendo o nariz
Outros nomes já foram ventilados dentro do partido. Mas um, em especial, causa náuseas no governador.
Aval
Aliás, Jorginho Mello estava presente no momento em que Jorge Goetten fez a declaração publicamente em favor de Carol De Toni.
Atuante
“A deputada Carol é hoje a congressista catarinense mais influente e atuante do Congresso. Sua atuação firme e coerente na Câmara dos Deputados a credencia como uma representante à altura de Santa Catarina no Senado”, disse o deputado.
Destacou-se
A afirmação de Jorge Goetten é assertiva. No ano passado, a jovem, mas firme, elegante e atuante parlamentar, presidiu a poderosíssima Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, um dos cargos mais cobiçados da Casa.
Minoria
Foi tão bem que passou a função adiante, mas estabeleceu-se como a líder da minoria na Casa, onde também tem tido desempenho destacado.
Digitais
O próprio Jorge Goetten afirmou que o Republicanos em Santa Catarina atua em fina sintonia com o governador e que Jorginho deu, sim, o aval para o apoio a Carol De Toni. Segundo Goetten, a deputada passa a ser a candidata do Republicanos ao Senado “também”, sugerindo que ela é o nome preferido do comando do PL estadual.
Outra vaga
O senador Esperidião Amin sonha em entrar para a história como único senador reeleito por Santa Catarina desde a redemocratização. Mas pode haver dificuldades no caminho. Seu partido, o PP, agora formou uma federação com o União Brasil, sigla que está próxima a João Rodrigues, o prefeito de Chapecó, que é pré-candidato do PSD ao governo. Por outro lado, Gilberto Kassab, o chefão do PSD, é o nome forte do governador paulista.
Quarteto
O MDB completaria a chapa indicando o vice de Jorginho. Mas se não for Amin o nome para a outra vaga ao Senado, quem seria? O próprio João Rodrigues, o que obrigaria o PP a vir a reboque e Esperidião Amin a disputar a Câmara Federal? Não parece a solução dos sonhos do governador, sobretudo por se tratar de João Rodrigues, mas toda essa construção passará, ainda, por figuras como Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Gilberto Kassab. Além, é claro, de Ciro Nogueira e Antônio Rueda, os dois capitães da federação União Progressista, anunciada esta semana.
Blog do Prisco
Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.
VER TODAS