Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
17 °C

Inflação nas alturas, popularidade ladeira abaixo

Por Cláudio Prisco Paraíso
03/05/2025 - 08h00


O Instituto Paraná Pesquisas, que segue sendo um dos mais confiáveis do Brasil, tem feito levantamentos constantes sobre temas da atualidade e que afetam diretamente a vida deste país. 

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Uma das mais recentes avaliações foi em relação à situação financeira do Brasil varonil e os preços que a população encontra nas gôndolas dos supermercados. 

Para 42,7% dos entrevistados, a situação financeira piorou sob Lula III. Apenas 18,9% (o percentual que fica nos parâmetros históricos da canhotada nacional) disseram que o bolso se encontra em situação melhor depois que Jair Bolsonaro deixou a Presidência da República. 

E uma parcela de 36,8% acham que tudo segue como dantes no quartel de Abrantes, ou seja, que nada mudou (é uma turma que deve viver em bolhas, ou em marte). 

Ardido

O Paraná Pesquisas também quis saber a percepção dos conterrâneos sobre os preços dos produtos nos supermercados depois que voltamos a estar sob o jugo vermelho. 

Fatia grossa

Nada mais nada menos do que 73% dos ouvidos afirmou que os preços aumentaram contra apenas 16,9% (percentual muito parecido com o da pergunta anterior e que nos remete aos esquerdistas crônicos deste país, os lulofanáticos) dos que acham que diminuiu (estes devem viver em Vênus), pois qualquer criança que acompanha os pais ao supermercado já sabe que os preços, de maneira, explodiram. 

Lunáticos

Outros 7,1% responderam que o custo dos produtos para os consumidores ficou como estava (esta turma deve morar na lua). 

Cerveja e picanha

Por fim, os entrevistadores do Paraná Pesquisas perguntaram se a situação econômica, até o fim do Governo Lula, permitirá que a maioria dos brasileiros compre picanha e cerveja com mais facilidade. 

Gordura indigesta

Considerando-se que essa foi a única “plataforma” de campanha do então candidato descondenado Lula da Silva, os números são emblemáticos. E até um pouco contraditórios em relação à primeira pergunta, mas o brasileiro é, por natureza, um ser contraditório. 

Percentuais

Para 68,4% dos brasileiros, a situação não permitirá comprar picanha e cerveja com mais facilidade. 

Apenas 25,7% (esses então devem viver em Júpiter) acham que será mais fácil, dentro do atual contexto econômico, adquirir a carne nobre e a bebida alcoólica. 

Derretendo

Estes dados do Paraná Pesquisas guardam relação direta com o derretimento da suposta popularidade de Lula no início de seu terceiro reinado, ou melhor, mandato. Todas as pesquisas mostram que a curva já se inverteu, com Lula e seu governo tendo rejeição maior do que a aceitação. 

Para o espaço

Diante dos dados que vinha obtendo, Lula da Silva tinha planos. Reverter o quadro absolutamente desfavorável a ele nesta segunda metade de mandato, “colhendo” o que teria sido plantado na primeira metade (e que ninguém viu). 

Água abaixo

O sentimento no Planalto era de que os principais programas do Governo (que ninguém sabe quais são) ganhariam corpo, principalmente na área da Saúde. E este pessimismo econômico seria revertido com a diminuição da inflação e a injeção de dinheiro, grana, no bolso de quem trabalha e produz. Só que o escândalo do INSS, que ainda mal começou, caiu como uma verdadeira ducha de água fria nestes planos de Lula e seu entorno. O inquilino do Planalto, que já claudicava, agora balança e pode ter sua candidatura inviabilizada. Sobretudo se mais esquemas de corrupção (o que não seria de se espantar) vierem à tona.
 

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR