Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
30 °C
17 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Interinidades a mil por SC

Por Cláudio Prisco Paraíso
18/06/2025 - 08h03

Na sexta-feira, Jorginho Mello entregou o governo ao desembargador Francisco de Oliveira Neto, que assumiu a administração estadual com o pé no acelerador. À noite, em Florianópolis, participou da abertura da tradicional Feira da Esperança.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui    

E no domingo já estava em Itajaí, na companhia do prefeito Robison Coelho e do deputado estadual Carlos Humberto, inaugurando a primeira etapa do Hospital Unimed Litoral, além de ter liberado recursos em outras frentes.

Nesta segunda-feira, pela manhã, Francisco de Oliveira Neto esteve em Balneário Camboriú, na abertura da ExpoSuper, o grande evento que reúne os supermercadistas catarinenses.
Em discussão, o futuro do setor. O governador em exercício fez sua fala posicionando-se acerca da realidade econômica.

Se por aqui a agenda está carregada para o desembargador-governador, lá no exterior, tanto Jorginho Mello quanto Marilisa Boehm chegaram com seus respectivos roteiros e já com agendas em curso.

Conexão nipônica

Jorginho Mello, em Tóquio, no Japão, fez uma visita ao governador da província de Aomori, província-irmã do Estado catarinense desde 1980, no governo Jorge Bornhausen.

Macieiras

Aliás, intercâmbio e parceria essa que permitiram avanços no cultivo da maçã e também em outras frentes agropecuárias e da agricultura de maneira geral.

Origens

Já a vice-governadora começou pela Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Foi recebida não só pela secretária de Turismo, mas também pelo vice-presidente do governo regional dos Açores.

Sotaque mané

Em debate, intercâmbios e parcerias nas áreas de tecnologia, inovação, comércio e turismo — até porque Santa Catarina tem uma colônia açoriana representativa, com destaque na Grande Florianópolis.

Comitiva parlamentar

Finalmente, o terceiro roteiro internacional: uma comitiva de deputados estaduais da Assembleia Legislativa, em missão na China, onde o governador chegará na semana que vem. Foram recebidos por executivos de várias montadoras.
Na pauta, a instalação de fábricas de automóveis elétricos em Santa Catarina.

Quarteto

Na presença dos executivos, estavam quatro deputados estaduais: Mauro de Nadal (ex-presidente da Alesc), Fernando Krelling, Rodrigo Minotto e Fabiano da Luz.

Petista na proa

Com isso, em Santa Catarina, quem assumiu a Assembleia foi o segundo vice-presidente, já que o primeiro vice, Fernando Krelling, está no exterior.
O segundo vice é o padre Pedro Baldissera, do PT, que então responderá pela Assembleia até a próxima semana — quando retornam Jorginho Mello, Marilisa Boehm e o desembargador devolverá a administração estadual.

Afastamento

Tudo isso porque Júlio Garcia, segundo na linha sucessória, teve que se licenciar para que o terceiro na ordem pudesse assumir.
Júlio foi convidado por Jorginho Mello a integrar a comitiva internacional, mas declinou do convite.

Até tu, Datafolha?

Por Cláudio Prisco Paraíso
17/06/2025 - 08h10

O governo Lula continua ladeira abaixo. O Instituto da Datafolha divulgou, neste final de semana, a performance administrativa do petista, que já bateu numa reprovação de 40%.

Convenhamos. O número é baixo em relação a outros institutos. E com o Datafolha sempre é bom ficar com o pé atrás. Ou os dois pés atrás. De qualquer forma, também houve a divulgação em relação à disputa presidencial, em que Lula perde preciosos pontos na corrida 2026.

Jair Bolsonaro já o ultrapassou com a inversão das curvas e quem encostou ficando a um ponto foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Aliás, é voz corrente em toda a mídia nacional, nas mais variadas frentes, a percepção de que Jair Bolsonaro estaria efetivamente trabalhando com a possibilidade de anunciar apoio ao seu ex-ministro da Infraestrutura, com o Michelle Bolsonaro de vice.

Troca

Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio, deu uma entrevista, também à Folha de S.Paulo, dizendo que, com a garantia do indulto e com uma postura firme contra o STF, um candidato à presidência poderia ter o apoio do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Derretendo

Paralelamente a isso, o que se observa é que a base de sustentação de Lula está se esvaindo. Fica muito claro que as medidas provisórias baixadas com majoração de impostos haverão de ser derrubadas na Câmara dos Deputados.

Espaço

Mais do que isso, partidos que hoje ocupam 11 ministérios na Esplanada, em Brasília, estão sinalizando claramente que não estarão com a recandidatura do atual inquilino do Palácio do Planalto.

Nomes

Os partidos são o PSD, que tem duas alternativas, os governadores dos estados vizinhos do Paraná, Ratinho Júnior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Federações

E também outros quatro partidos que avaliam se federar. Uma delas foi selada oficialmente no domingo. A do PP com o União Brasil, federação batizada de União Progressista. Esses dois partidos vão caminhar para respaldar uma candidatura oposicionista.

Manda Brasa

E vejam, até mesmo o MDB já acena na mesma direção, na perspectiva de uma federação com o Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas.

Aliás, vale lembrar que o MDB, até pouco tempo, era cotadíssimo para indicar o vice de Lula da Silva, como o próprio PSD.

Respingos

Em Santa Catarina, numa repercussão direta, é muito bom, olhando-se da perspectiva do PSD, João Rodrigues. Afinal, ele faz oposição ao governo Lula, embora seu partido tenha três ministérios na gigantesca, paquidérmica, perdulária (pra não dizer outros adjetivos) esplanada sob Lula III.

Senado

A federação do PP com o União Brasil também é boa para Esperidião Amin, que fica, também, distante de qualquer comprometimento com o PT e o Palácio Planalto.

Ventos a favor

Finalmente, especialmente satisfatória e favorável ao MDB. Os emedebistas de Santa Catarina temiam que alguém da família Calheiros, Renan Filho, ou mesmo da família Barbalho, o governador do Pará, Helder, que um dos dois viesse a ser vice de Lula da Silva. Isso poderia inibir o entendimento do MDB com Jorginho Melo para indicação do vice.

Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, mas ante tal quadro administrativo, político e eleitoral, as perspectivas do PT e de Lula da Silva são desalentadoras.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR