Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
17 °C

Queda livre

Por Cláudio Prisco Paraíso
04/04/2025 - 13h34

 

Se está ruim, pode ficar ainda muito pior. Essa é a leitura para a realidade do governo Lula da Silva neste início de abril de 2025.

A última pesquisa da Quaest mostra, pela sexta vez consecutiva, a queda na aprovação do presidente da República. Em janeiro, para se ter uma ideia, havia um equilíbrio entre a desaprovação, 49%, e a aprovação, 47%. Apenas dois pontos percentuais as separavam.

Três meses depois, a aprovação despencou seis pontos, foi a 41%, e a desaprovação saltou de 49% a 56%, avançando sete pontos. Hoje, 15 pontos separam a desaprovação recorde da aprovação de Lula da Silva, colocando em xeque a viabilidade eleitoral de uma recandidatura. Outro aspecto importante: o PT ou algum outro partido de esquerda tem um nome com mais densidade? Não.

O problema é que Lula já está com a idade avançada. E mais do que isso, o seu substituto, em 2018, quando o atual inquilino do Planalto estava preso pela prática de corrupção, é o atual ministro da Fazenda, escolhido pessoalmente pela deidade vermelha.

Digitais

Ou seja, Fernando Haddad é o responsável pelo desarranjo econômico-financeiro que enfrenta o país, com o poder aquisitivo aniquilado; e, no segundo semestre, recessão chegando com toda força.

Tempestade perfeita

Desemprego, altas dos juros, situação periclitante. Sem contar que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e a nova ministra da Articulação Política, Gleisi Hoffmann, fazem de tudo para abalar cada vez mais a imagem e as condições políticas internas no que tange às atribuições de Haddad. Porque um dos dois alimenta a hipótese de assumir uma candidatura.

Dupla

Rui Costa, da Bahia; Gleisi Hoffmann, do Paraná, quem sabe formando uma dobradinha?  Tanto é que derrubaram o gaúcho Paulo Pimenta, ministro da Comunicação, e colocaram um marqueteiro baiano, Sidônio Palmeira, para melhorar a imagem do presidente. Mas isso foi em janeiro e já estamos em abril.

Zero x zero

Nada aconteceu, até porque as medidas econômicas, três delas que objetivavam provocar um grande impacto na sociedade, especialmente na classe média, e nos mais desfavorecidos, elas não produziram impacto algum. Foi inexpressiva a repercussão da alíquota zero para os alimentos. Isso não chega na ponta para o consumidor.

Desacreditados

O governo não merece mais confiança, está desacreditado, com a credibilidade na lona. Segunda medida: isenção de imposto de renda para aqueles que percebem até R$ 5 mil mensais, visando alcançar a classe média. Mas também não surtiu efeito.

Tunga

Por último, a linha de crédito consignado, que na verdade é a utilização do dinheiro sagrado do trabalhador, que é do fundo de garantia, o FGTS, que o governo se apropria para emprestar para esse mesmo trabalhador, com juros mais altos, favorecendo os bancos.

Outros tempos

Ocorre que o povo não é mais bobo.  Não se engana mais. Lula da Silva ganhou a eleição no Nordeste e entre as mulheres. A diferença foi de pouco mais de dois milhões de votos. Hoje a situação é desesperadora.

Chega

A reprovação do petista entre as mulheres é de 53%; e no Nordeste ainda tem mais aprovação do que reprovação, mas em nível de empate técnico. E com relação ao Centro-Oeste/Norte, ele registra 52% de rejeição.

Regionalismo

No Sudeste, o índice é de 60%. No Sul, com Santa Catarina incluída, é claro, a rejeição a Lula atinge 64%. Entre os jovens que votaram maciçamente nele, 64% de rejeição; e entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, registra-se 45%.

Abalo

Ou seja, o quadro é delicadíssimo para o presidente da República. Vamos observar o desenrolar dos acontecimentos, mas o PT, Lula da Silva, a esquerda e o Palácio do Planalto, pelo visto, precisam colocar as barbas de molho para fazer uma reavaliação do quadro político.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR