UBS passam a emitir autorizações para retirada de absorventes gratuitos nas Farmácias Populares em todo o Brasil
Inscritas no CadÚnico têm direito ao absorvente de graça - Foto: Karolina Brabowska O Ministério da Saúde ampliou as formas de acesso a absorventes gratuitos para pessoas inscritas no CadÚnico, dentro do Programa Dignidade Menstrual. Agora, as 44 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país também podem emitir a autorização para retirada do item nas Farmácias Populares.
Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas foram beneficiadas e 376 milhões de absorventes já foram distribuídos.
A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, explicou que os profissionais das UBS poderão emitir a autorização diretamente nos sistemas e-SUS e e-Gestor APS, facilitando o acesso de meninas, adolescentes e mulheres que enfrentam dificuldades para usar os canais digitais.
“Teremos todos os profissionais aptos a emitir a autorização. O objetivo é ampliar o acesso a esse insumo tão fundamental”, destacou a secretária.
Quem tem direito ao benefício
Podem retirar os absorventes gratuitamente:
- Pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218;
- Estudantes da rede pública de baixa renda (até meio salário mínimo por pessoa);
- Pessoas em situação de rua.
É necessário apresentar o CPF e ter conta ativa no Gov.br.
Como retirar
Com a autorização emitida pela UBS, a beneficiária pode retirar os absorventes em farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular.
O ministério também vai oferecer capacitação a 1 milhão de profissionais da Atenção Primária, orientando sobre como identificar quem tem direito e gerar as autorizações.
Menores de 16 anos
Adolescentes menores de 16 anos inscritas no CadÚnico poderão retirar os absorventes sem necessidade de autorização do responsável, conforme exceção prevista pelo Farmácia Popular, para garantir o acesso ao item essencial.