Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
17 °C

Anvisa aprova registro de vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan

Produzido em parceria com a farmacêutica Valneva, este é o primeiro imunizante autorizado contra a doença no país

Por Redação
14/04/2025 - 16h19
O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti - Foto: Divulgação

A Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 14 de abril. Com a aprovação, o imunizante está autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença, que pode causar dor crônica nas articulações e afetou 620 mil pessoas no mundo só em 2024. Os países com mais casos da doença são Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

O pedido de registro definitivo foi enviado à Anvisa em dezembro de 2023. No mesmo ano, a vacina foi aprovada pela agência regulatória norte-americana Food and Drug Administration (FDA).

No estudo clínico de fase 3, feito com adolescentes brasileiros após uma dose da vacina e publicado na "The Lancet Infectious Diseases" em setembro de 2024, foi observada a presença de anticorpos neutralizantes em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% daqueles sem contato anterior com o vírus.

A proteção foi mantida em 99,1% dos jovens após seis meses. A maioria dos eventos adversos registrados após a vacinação foi leve ou moderada, sendo os mais relatados dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e febre.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR