Temporal registrado em novembro provocou danos em residências, propriedades rurais e na produção agrícola do município
Reunião em que o município de Seara decidiu decretar Situação de Emergência realizada em 25 de novembro - Foto: Reprodução O município de Seara, no Oeste de Santa Catarina, teve o Decreto de Situação de Emergência reconhecido tanto pelo Governo do Estado quanto pelo Governo Federal, em razão dos prejuízos provocados por um forte temporal com granizo ocorrido em novembro deste ano.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O evento climático foi registrado na tarde de domingo, 23 de novembro de 2025, quando parte do município foi atingida por ventos intensos, chuva forte e queda de granizo. Além de danos na área urbana, diversas comunidades do interior sofreram prejuízos significativos, especialmente em estruturas físicas e na produção agrícola.
De acordo com levantamento apresentado pela Defesa Civil, 42 propriedades foram atingidas pelo granizo. Ao todo, 17 construções foram destruídas, sendo 10 residências localizadas no perímetro urbano. No interior do município, uma casa teve perda total, incluindo móveis e pertences dos moradores.
Com o reconhecimento do decreto, o município fica apto a buscar apoio financeiro e recursos para ações de resposta, assistência às famílias afetadas e recuperação das áreas atingidas.