Fase piloto iniciou em São Paulo e em Brasília
O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, lança o Pix por aproximação. Desde a última sexta-feira, 11 de outubro, a solução entrou em piloto com um grupo de correntistas do Banco do Brasil que poderão realizar compras com o Pix apenas aproximando o celular da maquininha, em estabelecimentos comerciais previamente habilitados para essa ação em Brasília e em São Paulo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Com essa entrega, o Banco do Brasil e a Cielo se antecipam à agenda do Banco Central, que prevê a implementação do Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025.
O novo sistema de pagamento tem previsão de início até novembro de 2024, após os clientes atualizarem o aplicativo do Banco do Brasil poderão utilizar a nova modalidade. Em todas as maquininhas Cielo deve ser implementado até dezembro.
Para pagamentos de até R$ 200, após conferir o valor na maquininha, os clientes só precisam abrir o App BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do App. Para finalizar o pagamento, leva poucos segundos.
Segundo o BB, basta aproximar o celular da maquininha Cielo, assim como já é feito com wallets e cartões físicos. Em caso de pagamentos de valor superior a R$ 200, a diferença é a necessidade de digitação adicional da senha transacional, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.