Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
23 °C
17 °C

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; veja mudanças

A matéria vai à sanção presidencial

Por Redação
10/07/2024 - 16h18.Atualizada em 10/07/2024 - 16h22
Novo ensino médio - Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 09 de julho, o substitutivo do Senado ao projeto de lei (PL) do Novo Ensino Médio sem mudanças significativas previstas pela outra Casa. Dessa forma, o texto aprovado pela Câmara é semelhante ao que fora aprovado em março, sem a inclusão do espanhol como matéria obrigatória e com carga horária menor da Formação Geral Básica (FGB) para estudantes do ensino técnico. A matéria vai à sanção presidencial. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O relatório apresentado pela professora Dorinha Seabra (União-TO) previa a obrigatoriedade do espanhol como componente curricular, a carga horária de 2.400 horas da Formação Geral Básica para todas modalidades do ensino médio, inclusive para o ensino técnico. Outro ponto defendido pela senadora e desconsiderado no parecer da Câmara foi a educação noturna. Como houve alteração do texto-base, a matéria voltou à Câmara.

O relator do texto, deputado Mendonça Filho (União-PE) apresentou parecer contrário às mudanças propostas pela Casa Alta. O congressista defendeu para os estudantes de ensino técnico a carga horária de 2.100 horas, segundo ele, algo “que viabiliza a educação técnica para os jovens que estão nos grandes centros urbanos”. 

Quanto à inclusão do espanhol, ele considerou a matéria como uma “língua preferencial” e argumentou que a medida “cria despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados da Federação”. O intuito de Mendonça Filho era manter o texto igual ao aprovado na Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR