Fenômeno acontece na próxima quarta-feira, 02, no Sul do Brasil
Na próxima quarta-feira, 02 de outubro, moradores do Sul do Brasil poderão acompanhar o eclipse anular do Sol. O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, o que faz com que a sombra da Lua não cubra totalmente o Sol, o que faz aparecer o chamado “anel de fogo” no céu. Eclipse também poderá ser visto em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Conforme o Observatório Nacional (ON), quanto mais ao sul maior será a área eclipsada. Tanto no eclipse total quanto no anular a lua se alinha entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno dela se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.
A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média duas vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais. O último ocorreu em 14 de outubro de 2023 e foi visto em uma parte do Brasil. Para observar o eclipse, é importante estar em um local com vista desimpedida para o oeste. O fenômeno deve começar por volta das 17h.
Para quem preferir. ou não puder assistir por conta da sua localização, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse anular em seu canal no YouTube. A transmissão será feita em parceria com astrônomos do Projeto "Céu em sua Casa: observação remota" e com o Time And Date.