Prisão preventiva foi autorizada pelo STF e não tem relação direta com a condenação por tentativa de golpe
Bolsonaro foi detido por volta das 6h - Foto: Reprodução O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado, 22 de novembro, em Brasília. A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) e autorizada pela Corte.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo a PF, a medida é cautelar e não se trata do cumprimento da pena imposta em setembro, quando Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado — decisão que ainda está em fase de recursos e não transitou em julgado.
Bolsonaro foi detido por volta das 6h, e o comboio chegou à Superintendência da PF às 6h35. Ele ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades de alto escalão.
Na sexta-feira, a defesa do ex-presidente pediu ao ministro Alexandre de Moraes que substituísse o regime inicial fechado por prisão domiciliar humanitária, alegando quadro clínico grave e múltiplas comorbidades. Segundo os advogados, uma transferência ao sistema prisional representaria risco à vida de Bolsonaro.
A Polícia Federal informou, em nota, que cumpriu o mandado emitido pelo STF, que determinou a prisão preventiva na manhã deste sábado.