É a primeira queda na prévia da inflação desde agosto de 2024
O preço da carne caiu 0,77% nos supermercados em março, segundo a prévia da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Essa é a primeira queda do produto no índice desde agosto de 2024.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O levantamento foi divulgado na última quinta-feira, 27 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 mede a variação de preços entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês da divulgação.
Os dados incluem carnes bovinas, de porco e outras. Entre os cortes que tiveram redução no preço, os destaques foram o peito (3,63%) e o filé mignon (3,10%). Em contrapartida, outros ficaram mais caros, como a picanha, que subiu 1,34%.
O preço das carnes iniciou a trajetória de alta em agosto do ano passado, atingindo o pico em dezembro e desacelerando a partir de janeiro. O aumento da carne foi um dos principais fatores para o recente aumento da inflação dos alimentos no país. Nos 12 meses de 2024, os preços subiram 20,8%, segundo o IBGE, marcando o maior aumento anual desde 2019.