Depois da eleição do Conselho, em setembro, a atenção se volta para a corrida presidencial
A corrida política dentro do Grêmio ganhou contornos mais claros nesta sexta-feira, 29 de agosto , com o encerramento do prazo para registro das chapas que disputarão as eleições do Conselho Deliberativo. Ao todo, seis grupos protocolaram oficialmente suas nominatas na secretaria do Conselho, instalada na Arena.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O pleito acontece no dia 27 de setembro, quando os sócios do clube escolherão os representantes que ocuparão 150 cadeiras efetivas e 30 vagas de suplentes no órgão considerado o mais importante da política interna gremista.
De acordo com o estatuto, cada chapa precisa alcançar pelo menos 15% dos votos válidos para garantir representação no Conselho. Esse índice é determinante, já que o colegiado é o responsável por definir os rumos da eleição presidencial, prevista para a segunda quinzena de novembro.
O presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, explicou que após a homologação das candidaturas, as informações oficiais e a relação completa de nomes serão publicadas no site do Grêmio.
- CIA – Conselheiros Independentes do Grêmio: Dênis Abrahão, Fábio Koff Jr., Ricardo Vontobel, Sérgio Vazques, Marcelo Bandeira, Ronaldo Napoleão, Rafael Silveira Martins, Setembrino Casassola, Elmo Anflor Jr. e Rodrigo Zucco.
- Identidade Gremista – O Grêmio é dos Gremistas: Cláudio Medeiros, Maichel Mattiello, Rosa Beatriz Foresti, Artur Kirch, Thiago Brunetto, Patrícia Ferreira, Kleber Zampieri, Gláuber Mello, Rodrigo Teixeira e Alberto Pinzetta.
- Grêmio Forte e Copeiro: Luigi Antonio Gerace, Carlos Roberto Galla, Richard Ricachenevsky Gurski, Adriana da Silva Vieira, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, Raphael Augusto Flores Gondar, Ari Pelegrini, Tapir Tabajara Canto da Rocha Neto, Gladimir Chiele e Francisco Santana.
- O Grêmio não se vende – Grêmio de todos é para mudar de verdade: Rodrigo Müller, Rosana Carpena da Silva, João Herminio Marques de Carvalho e Silva, Victória Razig Votto, Willian Giovani Quevedo Pires, Sandro Gilberto Moreira Cheiran, Jaime André Silveira dos Santos, Rafael Sirangelo Brodt, Alex Leonardi e Vinícius Mossmann.
- Celso Rigo e Marcelo Marques – O Grêmio é Nosso: Celso Rigo, Marcelo Marques, Antônio Dutra Jr., Fábio Rigo, Gaúcho da Geral, Phil Jardim, Claudiomar Marques, Antonio Barchieri, Ricardo Todeschini e Leonardo Lamachia.
- DNA Tricolor – Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver: Irno Bordignon, Fabio Floriani, Jorge Baidek, Marianita da Silva Nascimento, Geraldo Corrêa, Alexandre Rossato, Luis Carlos Pimenta Junior, João Alfredo Kehl Spier, Paulo Cesar Soares Timm e Cesar Augusto Giacobbo de Lima.
Depois da eleição do Conselho, em setembro, a atenção se volta para a corrida presidencial. O edital será publicado no início de novembro e apenas candidatos que obtiverem mais de 20% dos votos dos conselheiros poderão disputar na assembleia geral dos sócios. Caso duas candidaturas ultrapassem essa marca, os associados escolherão o novo presidente em votação híbrida: presencial, na Arena, ou pela internet.
Com isso, o Grêmio entra em uma fase decisiva de seu calendário político, onde o resultado do Conselho servirá como base para a eleição que definirá a presidência do clube pelos próximos anos.