Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
24 °C
11 °C

Cidasc orienta como escolher peixe para celebrar a Semana Santa

***

Por Redação
05/04/2023 - 15h45
Foto: Divulgação

Os pescados, tradicionais na celebração religiosa, são produtos de origem animal e como tais estão sujeitos a contaminações, se não forem observados cuidados sanitários. Assim, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), orienta sobre como escolher o produto.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

A Cidasc recomenda atenção na hora da compra, além do consumidor, adquirir somente produtos inspecionados, deve observar se o estabelecimento de produtos de origem animal está registrado junto à instância competente.

Em unidades de beneficiamento inscritas em um serviço de inspeção sanitária (municipal, estadual ou federal), há controle de todo processo: origem da matéria-prima, transporte, manipulação do produto e armazenagem. As etapas de produção seguem normas específicas para garantir a higiene e evitar contaminações (físicas, químicas ou biológicas) nos pescados.

O ponto de venda também precisa ter alvará sanitário e apresentar o peixe em balcão refrigerado fechado, com temperatura adequada. Os congelados precisam ser mantidos a -18 °C; e o peixe fresco deve ser mantido a uma temperatura próxima a do ponto de fusão do gelo (entre -2 °C e +2 °C).

Já os pescados salgados secos devem ser mantidos em temperatura máxima de 7 °C, e adotam-se 4 °C como temperatura máxima para peixe salgado. Desta forma, é importante observar no rótulo do bacalhau a informação sobre sua temperatura de conservação, que depende do tipo de salga adotada no processo produtivo.

A médica veterinária da Cidasc, Mônica Pohlod, responsável pela área de inspeção de pescados, orienta a população que na hora da escolha do peixe fresco, observe a aparência do pescado. “O corpo deve ser limpo, firme e brilhante, com escamas aderidas ao corpo. As guelras úmidas rosadas ou vermelhas e olhos brilhantes são indicativos que o peixe está apto ao consumo”, destaca a profissional.

Se a preferência for pelo bacalhau, é preciso verificar se não está com excesso de sal aderente ao peixe, pegajoso ou com manchas avermelhadas, ou amarelo-alaranjadas. É recomendado sentir o odor do produto: se está alterado, é indicativo que o peixe salgado não está em bom estado de conservação. As ostras e mariscos vivos devem ser comercializados com as valvas fechadas, com retenção de água incolor e límpida nas conchas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR