Usar celular enquanto carrega é um dos riscos
O Corpo de Bombeiros Militar de Seara divulgou nesta semana em seus canais oficiais algumas orientações sobre os cuidados que as pessoas precisam ter com o uso de carregadores de celulares. Um fator agravante é o uso de produtos piratas, que são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios. A orientação é que o consumidor busque utilizar esses itens de procedência original e não faça "remendos" no fio.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Uma das recomendações é que, no momento em que estiver sendo feita a recarga, o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca e que dificulte a propagação de incêndio, ficando assim distante de materiais de fácil combustão (plásticos, móveis de madeira, itens de espuma, tecidos).
É recomendado não manter os celulares carregando durante a noite toda e até mesmo sair de casa e deixar o aparelho sendo carregado. Caso ocorra um curto-circuito, segundo os bombeiros, os riscos de incêndio aumentam e as chamas se propagam mais facilmente em contato com esses materiais.
Outra orientação é evitar usar, atender ou fazer ligações enquanto carrega o celular. O celular não deve ser carregado em ambientes com vapor ou risco de molhar, por exemplo, no banheiro. Em caso de descarga elétrica com vítima, deve-se desligar a energia do local e sempre ligar para o 193 nos casos desses tipos de ocorrências de incêndios.