A conclusão faz parte de um estudo pioneiro realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília
Uma descoberta surpreendente no campo da biotecnologia brasileira pode revolucionar o acesso a tratamentos medicinais. Cientistas identificaram a presença de canabidiol – popularmente conhecido como CBD, em uma planta nativa amplamente distribuída no Brasil, anteriormente considerada apenas como vegetação indesejada.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A Trema micrantha, arbusto abundante em diversas regiões do país, revelou conter, em seus frutos e flores, o valioso composto terapêutico, conforme revelou à AFP, em 2023, o biólogo molecular Rodrigo Moura Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), relata o Science Alert.
O canabidiol, componente não-psicoativo da cannabis, vem ganhando notoriedade mundial por seus potenciais benefícios no tratamento de epilepsia, dores crônicas e transtornos de ansiedade. Diferentemente do THC (tetraidrocanabinol), o CBD não provoca alterações cognitivas ou sensoriais nos usuários.
“Representa uma alternativa legal ao uso da cannabis”, explicou o pesquisador. “Estamos falando de uma planta que cresce naturalmente por todo o Brasil. Isso possibilitaria uma fonte mais acessível e econômica de canabidiol”, completa.
O tratamento de usuários de crack com canabidiol apresentou resultados melhores na redução da dependência e de efeitos adversos em relação aos medicamentos convencionais usados nos Centros Psicossociais de Álcool e Drogas.
A conclusão faz parte de um estudo pioneiro realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).