Ferramenta começa a valer nesta quarta-feira, 01 de outubro, e permite contestar transações fraudulentas direto pelo app do banco
A partir desta quarta-feira, 01 de outubro, usuários do Pix terão um novo recurso de segurança: o “botão de contestação”, que permitirá solicitar a devolução de valores transferidos em casos de fraude, golpe ou coerção. O processo é totalmente digital e pode ser feito no aplicativo do banco da vítima, sem necessidade de contato humano direto.
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A medida integra o aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), do Banco Central. Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem/BC), a novidade deve agilizar o bloqueio dos valores na conta do golpista, aumentando as chances de recuperação.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos existentes. A devolução, se confirmada a fraude, pode ocorrer em até 11 dias”, explicou Lobo.
Após a contestação, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar o caso. Confirmada a fraude, o valor será devolvido diretamente para a conta da vítima.
É importante destacar que a ferramenta só pode ser usada em casos de fraude, golpe ou coerção. Situações como erro de digitação, arrependimento de compra ou disputas comerciais legítimas não estão incluídas.
Por que importa?
O botão chega em meio ao aumento dos crimes financeiros digitais e representa mais um passo do Banco Central para reforçar a segurança do Pix. Outras medidas já implantadas incluem limites para transferências e maior rastreamento de operações suspeitas.
Para lembrar:
Disponível a partir de 1º de outubro;
Contestação deve ser feita pelo app do banco;
Prazo de devolução: até 11 dias;
Só vale para fraude, golpe ou coerção.