Carga foi interceptada em caminhonete na BR-401, em Roraima, e teria como destino a Venezuela ou Guiana
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão de ouro da sua história nesta segunda-feira, 04 de julho, em uma operação na BR-401, em Boa Vista (RR).
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Durante uma fiscalização de rotina, os agentes encontraram 103 quilos de ouro maciço escondidos no painel de uma caminhonete Toyota Hilux 2024.
O material, avaliado em R$ 61 milhões, estava sendo transportado por um homem de 30 anos que viajava acompanhado da esposa e de um bebê — estratégia, segundo a PRF, para despistar a fiscalização.
Inconsistências na documentação levaram os policiais a aprofundarem a inspeção no veículo, que culminou na localização das mais de 100 barras do metal precioso.
De acordo com as autoridades, o ouro teria saído de Rondônia com destino internacional, possivelmente para a Venezuela ou Guiana, reforçando a suspeita de atuação de uma rota de escoamento clandestino de ouro extraído ilegalmente da Amazônia.
A operação integra os esforços do Governo Federal para o combate ao garimpo ilegal e à criminalidade ambiental, com foco na proteção de territórios indígenas e no desmantelamento de redes que atuam na exploração e transporte ilegal de minérios na região Norte.
A Polícia Federal assumiu as investigações para rastrear a origem do ouro, identificar os responsáveis e aprofundar a apuração sobre o esquema criminoso.