***
Santa Catarina já confirmou três casos de raiva em animais neste ano. Os casos foram registrados em Jaraguá do Sul, Chapecó e Orleans. A doença é contagiosa e, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), é altamente letal.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Dois dos casos registrados neste ano foram confirmados em morcegos - um em Jaraguá do Sul e outro em Chapecó. O outro animal infectado foi um gato, em Orleans.
De acordo com a Dive, a raiva é uma doença transmissível que atinge animais mamíferos como: cães, gatos, bois, cavalos, macacos e morcegos. Além disso, também é transmitida para as pessoas.
O vírus da doença é transmitido pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas e arranhões. Após o contato com a lesão, o vírus entra no corpo e chega ao cérebro, causando inchaço ou inflamação. Além disso, o vírus, que ataca o sistema nervoso central, pode levar à morte após pouco tempo de evolução da doença, segundo a Dive.
O órgão reforça que ao ser ‘atacada’ por um animal ou suspeitar que está com a doença, a pessoa precisa procurar atendimento o mais breve possível, pois a doença progride de forma diferente em cada indivíduo e é letal.