Cantores defendem que a criação deve permanecer com compositores da comunidade da Acadêmicos de Niterói
A escola Acadêmicos de Niterói, que fará sua estreia no Grupo Especial do Carnaval 2026, convidou os músicos Seu Jorge e Chico Buarque para participar da composição do samba-enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
No entanto, ambos recusaram o convite, reforçando que a tradição do samba-enredo deve ser mantida pelos compositores da própria comunidade.
O convite a Chico Buarque, amigo pessoal de Lula, foi feito por Arlindinho Cruz, enquanto Seu Jorge também recebeu o pedido recentemente. Em comum, os artistas afirmaram que o samba de enredo é um espaço de valorização da criação local e que a essência da festa deve permanecer ligada à comunidade.
Com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança – Lula, o operário do Brasil”, o carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo vão narrar a trajetória de Lula desde a infância em Garanhuns (PE) até sua ascensão como líder político. O enredo ainda fará referência a sua mãe, Dona Lindu, além de misturar elementos da cultura popular, crítica social e símbolos da força do trabalhador.
O desfile da Acadêmicos de Niterói está programado para domingo, 15 de fevereiro de 2026, abrindo a primeira das três noites de desfiles do Grupo Especial.