Mediante chantagem em redes sociais, esquema já atingiu diversas pessoas no Sul de SC
O chamado golpe dos nudes tem preocupado as autoridades, que emitiram um alerta sobre os cuidados que a população deve ter nesses casos.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo a Polícia Civil de Araranguá, as principais vítimas do golpe são homens. Eles recebem fotos de supostas mulheres, que demonstram interesse e solicitam imagens íntimas pelas mensagens.
Ao enviarem tais fotos, os golpistas passam a se apresentar como o “pai” da menina, ameaçando levar o caso ao Conselho Tutelar ou enviando fotos de dentro de uma delegacia, para insinuar que farão uma denúncia à polícia.
Em seguida, o criminoso se passa por um policial e afirma que, se a vítima depositar uma quantia em dinheiro, a denúncia não será encaminhada para as autoridades competentes.
“A vítima acaba depositando cada vez mais valores, até acabar perdendo 10, 15, 25, até R$ 50 mil”, afirma o delegado Jorge Giraldi.
O delegado Giraldi recomenda evitar o envio de fotos íntimas a pessoas desconhecidas e desconfiar de qualquer proposta que envolva pagamento em nome da Polícia Civil.
“Nenhum delegado de polícia pode fazer qualquer proposta para “estancar” um inquérito ou investigação criminal. Isso não existe” ressalta.
Giraldi orienta que, caso alguém caia no golpe, a medida correta é procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência, sem realizar qualquer depósito de dinheiro.
“Tem vítimas que estão beirando ao suicídio, devido a essa repercussão negativa. Os criminosos fazem uma grande pressão psicológica na vítima, que acaba acreditando que será preso pelo que fez”, enfatiza o delegado.