Entre as propostas, está a inclusão de contato de emergência em documentos como RG, CNH e boletins de ocorrência
As forças de segurança de Santa Catarina, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), estiveram reunidas na tarde desta terça-feira, 05 de julho, para discutir novos protocolos de atendimento a vítimas e pessoas detidas.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O debate ocorre após a morte de um dentista em uma cela da Polícia Civil de São José, no último dia 19 de julho – um caso que gerou grande comoção e repercussão no Estado e no país.
Entre as medidas em análise, está a possibilidade de incluir um contato de emergência nos cadastros para emissão de documentos como o RG (Registro Geral) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), bem como durante o registro de Boletins de Ocorrência.
Também foi sugerida a criação de uma plataforma virtual onde o cidadão possa, voluntariamente, cadastrar informações relevantes para situações de emergência.
De acordo com o secretário da pasta, Flávio Graff, este foi o primeiro encontro com representantes das instituições de segurança. “Introduzimos o assunto aos pontos focais de cada instituição para que sejam elaboradas propostas visando garantir uma comunicação mais eficiente em casos de prisão ou atendimento a vítimas”, explicou.
As sugestões serão aprofundadas na próxima reunião, já agendada para a semana que vem, e depois apresentadas ao conselho do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A previsão é de que algumas mudanças entrem em vigor ainda este ano.