Mandados foram cumpridos em 10 municípios
Na manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), das regionais de São Miguel do Oeste e Chapecó, deflagrou a 2ª fase da “Operação Electus” e a “Operação Papel Marcado”, em apoio às Promotorias de Justiça de Campo Erê e Xanxerê, em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Freitas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As investigações miram uma empresa organizadora de concursos públicos suspeita de manipular gabaritos para beneficiar candidatos, com indícios de participação de servidores públicos municipais.
Nesta etapa, foram cumpridos um mandado de prisão em Palmitos e 44 mandados de busca e apreensão em dez municípios: São Bernardino (SC), Saltinho (SC), Santa Terezinha do Progresso (SC), Campo Erê (SC), Palmitos (SC), São Ludgero (SC), Entre Rios (SC), União do Oeste (SC), Jardinópolis (SC) e Marmeleiro (PR).
As decisões judiciais também determinaram a suspensão do exercício de função pública de oito servidores e a suspensão das atividades da empresa investigada.
As ações são um desdobramento da primeira fase da Operação Electus, realizada em 10 de junho de 2025, em São Bernardino e Palmitos, quando já haviam sido identificados indícios de irregularidades em certames da região.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, o objetivo é apreender documentos, reunir provas e garantir a lisura dos concursos públicos, assegurando igualdade de condições entre todos os candidatos.