Ação da Polícia Federal encontrou material ilegal em dispositivos eletrônicos; 26 pessoas foram presas em flagrante em todo o país
A Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta quarta-feira, 14 de maio, em Chapecó, durante a Operação Proteção Integral II, deflagrada para combater crimes cibernéticos ligados ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Na ação, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde encontraram arquivos ilegais armazenados em dispositivos eletrônicos.
Além da prisão em Chapecó, outra detenção em flagrante foi realizada em Herval d’Oeste, também em Santa Catarina, sob circunstâncias semelhantes. Ambos os suspeitos foram encaminhados à delegacia da PF para os procedimentos legais.
A operação, de alcance nacional, mobilizou 451 policiais federais e 150 policiais civis, cumprindo 127 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva em todos os estados do país.
Ao todo, 26 pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com crimes sexuais contra menores.
A Proteção Integral II dá continuidade à primeira fase da operação, realizada em março deste ano, e faz parte de uma força-tarefa conjunta entre as forças de segurança estaduais e federais.
Apenas entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão relacionados a esse tipo de crime.
A PF reforça a importância da vigilância ativa por parte de pais e responsáveis, principalmente no ambiente digital, para prevenir situações de risco e proteger crianças e adolescentes contra abusos.