Ação do GAECO e da Polícia Civil mira integrante de facção investigado por tortura
Na manhã desta quarta-feira, 15 de maio de 2025, o Ministério Público de Santa Catarina, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), e a Polícia Civil, através do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó, deram continuidade à Operação “Sodalitas Finis” com o cumprimento de novos mandados em Chapecó e Itá.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A 4ª fase da operação, que teve início em fevereiro deste ano, agora conta com mais cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
O novo alvo é apontado como integrante da mesma organização criminosa investigada desde 2023, sendo suspeito de atos de tortura contra outro indivíduo vinculado à facção.
A ação conta com o apoio do Canil da PCSC, do SAERFRON e da Polícia Militar, fortalecendo o cerco contra o grupo criminoso, cuja atuação abrange Chapecó e outros municípios do estado.
A Operação “Sodalitas Finis” tem como objetivo desarticular uma das maiores facções criminosas em atividade em Santa Catarina, envolvida com tráfico de drogas, homicídios, roubos e outros crimes graves. Desde sua primeira fase, em agosto de 2023, 99 pessoas já foram condenadas, e as investigações seguem em andamento sob sigilo judicial.
Novas informações poderão ser divulgadas à medida que os autos forem tornados públicos.