Agendamento foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira, 30 de abril, a retomada do julgamento do processo que pede a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL). A sessão inicia às 19h.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O julgamento retorna com a leitura do voto do relator, ministro Floriano Azevedo Marques. Em seguida, os outros seis ministros se manifestam. O último a votar é o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
O processo, movido pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), acusa o senador de suposto abuso de poder econômico pela utilização de aeronaves e estrutura da rede de lojas do empresário Luciano Hang durante a campanha de 2022 – o que Seif nega. Em Santa Catarina, o senador foi absolvido por unanimidade.
No recurso, em Brasília, a coligação pede não apenas a cassação de mandato mas também que, nesse caso, seja afastada a hipótese de uma nova eleição. Ao invés diso, pedem a recontagem de votos, com exceção dos votos de Seif – o que entregaria o mandato ao ex-governador Raimundo Colombo (PSD).
Ao longo dos últimos dias, as defesas aguardavam com muita expectativa o reagendamento do julgamento do senador no TSE. Havia duas possibilidades em jogo: uma era a de que o processo fosse pautado rapidamente, como de fato ocorreu, e outra que fosse “esquecido” na gaveta pelo ministro Alexandre de Moraes, numa sinalização de trégua na relação com os bolsonaristas.
Diante do histórico dos ministros, a perspectiva é de um placar apertado – e resultado ainda incerto.