Com postura independente, parlamentar do PSB se junta à oposição em apoio à abertura de processo contra ministro do STF
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi o único parlamentar de esquerda a declarar apoio ao pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A movimentação tem sido liderada por parlamentares da direita, que pressionam pela instalação do processo no Senado.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Conhecido por sua postura independente e declarações polêmicas, Kajuru já protagonizou episódios controversos, como a divulgação de conversas privadas com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sua adesão ao pedido de impeachment o coloca em posição isolada dentro da esquerda, que em sua maioria tem defendido Moraes das acusações.
Até o momento, o pedido já conta com 40 assinaturas, apenas uma a menos do mínimo necessário (41) para que seja protocolado oficialmente. No entanto, mesmo se for aceito, o processo enfrenta obstáculos para avançar, já que são necessários ao menos 54 votos no plenário do Senado para sua aprovação.
Além disso, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), já sinalizou que não pretende pautar o processo, o que dificulta ainda mais o avanço da proposta. A expectativa de que o impeachment seja votado em plenário permanece baixa, apesar da pressão crescente da oposição.