Medida Provisória Brasil Soberano será assinada nesta quarta, 13 de agosto, e priorizará pequenos produtores com forte dependência do mercado americano
O governo federal lança nesta quarta-feira, 13 de agosto, a Medida Provisória Brasil Soberano, que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para mitigar os impactos do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a prioridade será atender pequenos exportadores, especialmente de tilápia, frutas e mel, que ainda não possuem alternativas consolidadas ao mercado americano.
O pacote inclui também compras governamentais, estímulo ao conteúdo nacional e abertura de novos mercados.
“Houve um tempo em que nosso comércio exterior dependia 25% dos Estados Unidos. Hoje, é só 12%. E destes 12%, apenas 4% foram taxados pesadamente. Portanto, do ponto de vista econômico, estamos com certa tranquilidade”, disse Lula, que reconheceu que setores como aço, maquinário e café exigem atenção especial.
A assinatura está marcada para 11h30 no Palácio do Planalto. O plano vem sendo articulado desde julho e, segundo o governo, poderá ter novos aportes conforme o impacto das tarifas for dimensionado.