Invasão atingiu computador do setor financeiro
Ataque cibernético invadiu computador do setor financeiro da Prefeitura de Saudades - Foto: Reprodução A Prefeitura de Saudades perdeu o acesso às contas bancárias do município na tarde de segunda-feira, 22 de dezembro, após um ataque cibernético atingir um computador do setor financeiro. O caso foi confirmado pelo prefeito Maciel Schneider e está sendo investigado pela Polícia Civil.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o prefeito, a invasão permitiu que criminosos acessassem uma instituição financeira onde o município mantém diversas contas, com valores expressivos aplicados. “Nós perdemos o acesso a essas contas. O banco está fazendo o levantamento para verificar se houve alguma transferência e para quem foi”, afirmou.
Diante da situação, a Prefeitura registrou boletim de ocorrência, e o caso também foi comunicado ao Poder Judiciário. O setor jurídico acompanha as apurações, mas, até o momento, não há confirmação de prejuízo financeiro.
Apesar do ataque, o prefeito tranquilizou a população ao garantir que os salários dos servidores municipais e os pagamentos a fornecedores estão assegurados. “Estamos acompanhando toda essa situação e empenhados em solucionar essa invasão de conta indevida”, destacou.
Casos semelhantes têm acendido o alerta para o avanço de crimes digitais em Santa Catarina e no país. Neste ano, outra prefeitura catarinense teve mais de R$ 1,5 milhão desviados após uma invasão digital. Além disso, golpes financeiros seguem em alta: somente em 2024, Santa Catarina registrou 80 ocorrências desse tipo de crime, número que já chegou a 90 registros em 2025, até o mês de abril.
Em nível nacional, ataques cibernéticos também têm afetado o sistema financeiro. No último domingo, 21 de dezembro,, a fintech FictorPay teria sofrido um desvio estimado em R$ 26 milhões, sendo o quarto caso registrado em apenas três meses, mesmo após o endurecimento das regras de segurança digital pelo Banco Central.