Caso exige atenção especial por envolver produção comercial
As autoridades sanitárias estão em alerta com um caso suspeito de gripe aviária em uma criação comercial no município de Ipumirim, no Vale da Produção, em Santa Catarina.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A informação consta no painel oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que monitora síndromes respiratórias em aves em todo o território nacional.
A suspeita em Ipumirim é considerada delicada por envolver uma criação comercial, o que demanda protocolos rigorosos de contenção, vigilância e investigação.
A confirmação ou descarte da doença ainda depende de análises laboratoriais, atualmente em andamento.
Além de Santa Catarina, o estado do Tocantins também investiga um foco suspeito em granja comercial.
Esses casos surgem logo após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em criação comercial no Brasil, registrado na última semana em Montenegro (RS).
O painel do Ministério também registra quatro focos suspeitos em aves de subsistência, incluindo um em Triunfo (RS), município vizinho a Montenegro, envolvendo galinhas criadas em quintais.
As autoridades reforçam a necessidade de ações preventivas nas propriedades rurais, com ênfase no monitoramento constante para impedir a disseminação do vírus.
Até o momento, o foco confirmado em Montenegro é o único de influenza aviária de alta patogenicidade em aves comerciais no país. O Brasil já identificou 164 focos em animais silvestres e três em aves de subsistência.