Ação da Assistência Social e Saúde busca acolher pessoas em situação de rua com dependência química, com foco no tratamento e reinserção social
Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, a Prefeitura Municipal de Concórdia realizou mais uma ação de abordagem social voltada a moradores de rua, com foco na oferta de internação voluntária para pessoas com dependência química ou alcoólica.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A iniciativa foi conduzida por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde — por meio do CAPS — e contou com o apoio da Polícia Militar. O prefeito em exercício, Fábio Ferri, acompanhou pessoalmente os trabalhos.
A abordagem integra um esforço contínuo da Administração Municipal, que será reforçado com a chegada do inverno, período em que cresce a preocupação com a vulnerabilidade dessas pessoas. Além da possibilidade de internação, a Secretaria de Saúde vai oferecer atendimento médico, vacinação e suporte clínico aos abordados.
Segundo Fábio Ferri, a proposta é compreender a situação individual de cada pessoa, viabilizando o tratamento adequado, a reconexão com familiares quando possível, ou até mesmo providenciando o retorno daqueles que são de outras regiões.
“Vamos entender a realidade de cada um, verificar o que é possível fazer para tirá-los desta situação e, se for necessário, iremos avançar nas questões legais para encaminhar uma internação compulsória, ou seja, sem o consentimento, nos casos graves que ofereçam riscos ao paciente ou aos demais”, explicou o prefeito em exercício.
A ação reforça o compromisso da gestão com o cuidado, a dignidade e a saúde da população mais vulnerável.