Geadas ainda ocorrem ao amanhecer, mas massa de ar polar começa a se afastar e garante tempo firme e temperaturas amenas
Após dias consecutivos de frio intenso e geadas, o fim de semana promete uma virada no clima em Santa Catarina. A massa de ar polar começa a se afastar do Estado, abrindo espaço para o retorno do sol e tardes mais agradáveis, embora as manhãs ainda sigam geladas — principalmente nas áreas de maior altitude.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
No sábado, 05 de julho, o amanhecer ainda será de inverno rigoroso no Planalto Sul, com temperaturas próximas dos 3°C e possibilidade de geada. No Meio-Oeste e Planalto Norte, os termômetros variam entre 2°C e 6°C.
No restante do Estado, mínimas entre 7°C e 14°C. Durante a tarde, porém, o sol garante tempo estável e elevação gradual da temperatura, com máximas entre 16°C e 21°C em boa parte do território catarinense.
O domingo (6) repete o padrão: manhãs frias e tardes mais aquecidas. As mínimas ficam entre 2°C e 6°C no interior, enquanto no litoral os termômetros começam o dia entre 10°C e 13°C. A tarde será ensolarada em praticamente todas as regiões, com máximas que podem chegar a 22°C no Oeste e Litoral Norte.
A segunda-feira (7) marca o início de um período com aquecimento mais expressivo. O tempo segue firme e seco, com céu limpo e aumento das temperaturas, especialmente durante a tarde. Rajadas de vento podem ocorrer entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, mas sem previsão de impactos significativos.
Previsão por região:
- Grande Florianópolis: tempo firme, máximas entre 19°C e 21°C;
- Planalto Sul e Serra: manhãs frias com geada e tardes de sol;
- Oeste, Extremo-Oeste e Meio-Oeste: sol e temperaturas chegando aos 22°C no domingo e segunda;
- Planalto Norte: amanhecer frio, mas tardes agradáveis;
- Litoral Norte e Vale do Itajaí: céu limpo e tardes amenas, com máximas de até 22°C.
A tendência para os próximos dias é de manutenção do tempo seco e aquecimento gradual, mantendo o típico clima de inverno catarinense, mas com menos intensidade no frio.