O jovem já havia sido investigado anteriormente por prática de bullying e discriminação racial
Um adolescente foi apreendido na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, suspeito de planejar ataques coletivos por meio das redes sociais e de propagar discursos de ódio.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A ação foi resultado de uma investigação que teve início após um alerta enviado pelo FBI, órgão de segurança dos Estados Unidos, à Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
Além do mandado de internação, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do adolescente. Durante a operação, foram apreendidos dispositivos de informática e materiais relevantes para o inquérito.
De acordo com a polícia, o jovem já havia sido investigado em 2024 por suposta apologia ao neonazismo e prática de bullying no ambiente escolar. As investigações indicam que, entre os conteúdos disseminados, estavam falas de discriminação racial.
A Polícia Civil destacou a importância do monitoramento contínuo de comportamentos suspeitos no ambiente escolar e virtual, reforçando o compromisso com a segurança da sociedade. O órgão também alertou para a necessidade de que pais e responsáveis redobrem a atenção com as atividades online de crianças e adolescentes.