Jean Ricardo, ex-vereador de Garopaba pelo PSB, assume o cargo em meio a polêmicas envolvendo a safra da tainha
A assinatura do deputado federal Ismael dos Santos (PSD) no pedido de urgência para votação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 provocou mudanças na estrutura do governo federal em Santa Catarina.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Nesta segunda-feira, 28 de abril, foi confirmada a nomeação do ex-vereador Jean Ricardo (PSB) como novo superintendente do Ministério da Pesca no estado.
Jean Ricardo substitui Marcelo da Silva, indicado por Ismael dos Santos e que ocupava o cargo desde abril de 2024. A decisão reflete a reação do governo Lula (PT) contra parlamentares que, mesmo com indicações no governo, têm adotado posturas contrárias às orientações da base aliada.
Filiado ao PSB, Jean Ricardo já foi vereador em Garopaba e disputou a prefeitura da cidade em 2023, ficando em terceiro lugar. Sua indicação teve o apoio dos deputados federais Pedro Uczai e Ana Paula Lima, ambos do PT catarinense.
"Recebo essa missão com humildade e profundo senso de responsabilidade. A pesca e a aquicultura são parte da identidade do nosso povo catarinense, e trabalharei incansavelmente para fortalecer esse setor fundamental", declarou Jean Ricardo.
O novo superintendente assume em meio a uma polêmica: a implantação da cota de pesca da tainha, que pela primeira vez limita a captura por embarcações artesanais em Santa Catarina. A medida foi contestada judicialmente pelo governo estadual, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do governo federal.
Segundo lideranças do PT, a superintendência anterior não defendia de forma firme a nova política de cotas, tarefa que agora caberá a Jean Ricardo. "A gente entende e sabe das preocupações dos pescadores e reafirmamos nosso compromisso com o diálogo aberto e respeitoso, buscando sempre conciliar a preservação ambiental com o fortalecimento da pesca artesanal", reforçou o novo superintendente.