Vereador do Rio de Janeiro anunciou a decisão durante cerimônia no Rio
Movimento gera repercussões políticas no PL catarinense - Foto: Reprodução O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) confirmou sua pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina, durante a cerimônia de recebimento da Medalha Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Em um discurso emocionado, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, anunciou o encerramento de um ciclo de 25 anos na política carioca e revelou seus planos de disputar uma vaga no Congresso Nacional em 2026.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Carlos afirmou ter desenvolvido um carinho especial por Santa Catarina, Estado que, segundo ele, “aprendeu a amar” ao acompanhar o irmão Eduardo Bolsonaro em viagens pelo país. O vereador mencionou Joaçaba e cidades do Oeste catarinense como locais que o marcaram e ressaltou que pretende levar ao Senado “os valores ensinados pelo pai”.
A confirmação da pré-candidatura, contudo, movimenta os bastidores políticos do PL em Santa Catarina. Parte das lideranças do partido defende que as vagas ao Senado sejam destinadas a políticos catarinenses. Com a entrada de Carlos Bolsonaro na disputa, a deputada federal Carol De Toni pode acabar ficando fora da corrida pela legenda.
Nas eleições do próximo ano, duas cadeiras ao Senado estarão em disputa. A expectativa é que uma das vagas da coligação liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) seja ocupada por Carlos Bolsonaro, e a outra, pelo senador Esperidião Amin (PP).