País asiático é o principal destino da carne de frango brasileira
A China suspendeu o embargo ao frango brasileiro após cinco meses de bloqueio sanitário da gripe aviária Foto: Canva A China anunciou nesta sexta-feira, 07 de novembro, o fim da proibição das importações de frango brasileiro, após quase seis meses de bloqueio motivado por um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pela Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), em comunicado datado de 31 de outubro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A medida passou a valer imediatamente e foi baseada na análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP). Segundo o jornal Estadão, a decisão já havia sido tomada há mais de uma semana, mas dependia de reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, realizada nesta sexta-feira.ovimentam cerca de US$ 1 bilhão ao ano.
O embargo chinês teve início em 16 de maio, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro (RS). Desde então, o Brasil buscava a retomada das exportações, que só se concretizou após auditoria de autoridades chinesas em granjas nacionais em setembro.
A China é o principal destino da carne de frango brasileira, responsável por cerca de 13% das exportações do setor. Em 2024, o país asiático importou 561 mil toneladas do produto, movimentando US$ 1,288 bilhão, segundo dados do Agrostat.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a intervir diretamente no processo. Durante uma ligação com o presidente chinês Xi Jinping, em agosto, Lula solicitou a retomada das compras e reforçou a importância da parceria comercial — especialmente nas exportações de pés de frango, que m