Estado registra o segundo maior crescimento do país, impulsionado pelo turismo, indústria e comércio
Santa Catarina teve um dos melhores desempenhos econômicos do Brasil em 2025, com crescimento de 6,1% na atividade econômica entre janeiro e maio, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O estado ficou atrás apenas do Paraná, que cresceu 6,8%, e bem acima da média nacional, de 3,4%.
O bom resultado é reflexo direto da diversificação econômica catarinense, que mostrou força especialmente nos setores da indústria, comércio, serviços e turismo.
A produção industrial no estado cresceu 4,8%, mais que o dobro da média brasileira (1,8%), enquanto o comércio registrou alta de 7% (contra 2,2% no país). Já o setor de serviços teve elevação de 5% (versus 2,5% nacional), e o turismo catarinense saltou impressionantes 11,1%, quase o dobro da média do Brasil, de 6%.
O governador Jorginho Mello comemorou o desempenho, destacando o papel do empreendedorismo da população:
“O crescimento de Santa Catarina vem da nossa indústria forte, do turismo, do agronegócio, mas principalmente porque o catarinense põe a mão na massa e faz acontecer”, afirmou.
Segundo ele, o aquecimento da economia também impulsionou o mercado de trabalho, com mais de 9 mil novas vagas abertas pelo Sine no período.
Já o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, apontou a inovação, qualidade produtiva e exportações como pilares desse crescimento:
“Estamos produzindo mais, com inovação e exportações para diversos mercados. Isso é resultado de uma produção com excelência e competitividade”, ressaltou.
Com esses números, Santa Catarina se consolida como modelo de produtividade, inovação e competitividade no cenário nacional, mantendo-se entre os líderes do crescimento econômico brasileiro em 2025.